SÓ E DISTANTE DO MUNDO, DOS HOMENS COMUNS. DAQUELES QUE TEM OLHOS MAS NÃO VÊEM, OUVIDOS MAS NÃO OUVEM, EU ME RECOLHO A MIM, E NÃO ME IMPORTO MESMO QUE O DIABO DE MIM SE RIA. ELE ESCARNECE PORQUE SABE DE MEU ATO HEROICO. ELE NÃO ME ACREDITOU CAPAZ DE SOBREVIVER A FOME E A SEDE NO DESERTO. AGORA BUSCA HUMILHAR-ME. ATRAVESSO ENTRE EU E O INFINITO UMA PONTE. ABRO UMA FRESTA EM MINHA ALMA. E PERMITO QUE SOPRE SOBRE MINHAS FERIDAS A BRISA DA MISERICÓRDIA- A MISERICÓRDIA DE DE DEUS E A MINHA PRÓPRIA. CHEGARÁ O DIA EM QUE NÃO MAIS INVOCAREI NINGUÉM A QUE PARTILHE COMIGO DO PÃO. NEM BEBA DA MINHA ÁGUA... UM TEMPO EM QUE VOAREI COMO A ÁGUIA SOBERANA E REPOUSAREI COMO O LEÃO POR SOBRE A RELVA. E ENTÃO TERÁS PERDIDO A OPORTUNIDADE DO CONVITE QUE TE FIZ. DESFEITOS OS LAÇOS QUE ME ATAM A TI, A QUEM PROCURO A TODO CUSTO ALCANÇAR. E DEIXADOS PARA TRÁS O OURO E A PRATA QUE UM DIA POSSA EU TER DESEJADO, PARA TRÁS FICARÁ TAMBÉM A NECESSIDADE MINHA DE TI. SE ESTAREI COM DEUS, OU SE O DIABO CONTINUARÁ A SE RIR DE MIM, ISSO EM VERDADE NÃO IMPORTA. IMPORTA É QUE TEREI DO CÉU PROMETIDO NA CERTA MINHA FATIA, AINDA QUE TENHA PROVADO DO PURGATÓRIO E ATÉ DESCIDO AO INFERNO. "MAS OLHA PRESTA ATENÇÃO NAQUILO QUE TE DIGO, NAQUILO QUE AQUI TRANSCREVI... PERCEBA QUE NO FINAL DAS CONTAS, MEU INTENTO NÃO TENHA SIDO EM VÃO AFINAL SÓ PRETENDIA TE PARTICIPAR, NÃO DIGO MINHA CORAGEM, TALVEZ MINHA OUSADIA... POIS SEI DO ESFORÇO MEU AQUI EM EXPOR COMO QUE O DILACERAMENTO MEU. E ESTOU CERTO QUE RECONHECERÁS A IMPARCIALIDADE DE MINHAS PALAVRAS. E ISSO JÁ ME BASTA. EU QUE NA CERTA CONSEGUI VIOLAR ALGO QUE PERMANECERÁ SEMPRE OCULTO ENTRE EU E TI, ENTRE TI E O OUTRO. E SE É UM PECADO TRANSPOR O INVIOLÁVEL MISTÉRIO DA VIDA, TE PEÇO ENTÃO: "ME PERDOA". E FAZ COMO SE NÃO TIVESSES LIDO ESSAS PALAVRAS. AFINAL TU E EU, EFÊMEROS QUE SOMOS, O TEMPO SE ENCARREGARÁ DE NOS LEGAR AO ESQUECIMENTO. NÃO ERA INCLUSIVE PRETENSÃO MINHA SER CONVINCENTE EM MINHA PROPOSTA. QUERI SÓ ARRISCAR-ME... TALVEZ EMBELEZAR UM POUCO A MIM, COM UMA NARRATIVA - ISSO TE GARANTO, EXTRAÍDA DAS PROFUNDEZAS DE MINHA ALMA, DO SECRETO E MAIS RECÔNDITO ESCONDERIJO DE MEU ESPÍRITO.
TRANSITAR NAS ESFERAS CELESTES NÃO É PARA TODOS. PORÉM TODOS SÃO CELESTIAIS. E FOI ASSIM QUE PUDE TRANSITAR POR ENTRE O SOL E ALUA. FOI DESSA FORMA QUE DO ALTO PUDE CONTEMPLAR COMO QUE A TERRA TODA LÁ NO PASSADO DISTANTE JÁ DE MIM, QUANDO EXAUSTO JÁ DESMAIAVA NAS AREIAS DO DESERTO ARDENTE, ME VEIO VISÃO E MIRAGEM E ME FOI TUDO REVELADO. MAS O QUE VEIO ATÉ MIM? O QUE ME FOI REVELADO? ISSO MEU AMIGO NÃO POSSO TE REVELAR, NÃO ENCONTRO PALAVRAS QUE ALCANCEM TAL FEITO. SEI, AH! COMO SEI QUE PODERIA TER SIDO TU E NÃO EU O ESCOLHIDO. E ENTÃO SÓ TENHO PARA TE OFERECER NESSE MEU INTENTO MINHA MÃO ESTENDIDA, PRONTA A SEGURAR A TUA, CASO QUEIRAS SEGUIR-ME DE FORMA DESTEMIDA. GARANTO QUE NÃO TE ARREPENDERÁS... E AINDA FARIAS UMA CARIDADE A UM A ALMA SEQUIOSA DE UMA FÉ MAIOR. AGORA ATENTA PARA O QUE TE DIGO, MEU PEITO ESTÁ DILACERADO, E MEU CORPO COMO QUE ESFOLADO EM CARNE VIVA SANGRA. NÃO HÁ UNGUENTO PARA MINHA DOR, E NESSE INSTANTE SÓ DESEJO A MORTE E NADA MAIS.
NÃO TE ASSUSTES COM AQUILO QUE TE PROPONHO EU. SEI QUE O QUE TE PROPONHO NÃO É PARA TODOS. SÓ OS ELEITOS MESMO TRANSITAM NA LOUCURA E SAEM ILESOS DELA. PORÉM SE FORES CAUTELOSO E NÃO DESPREZARES MEU ALERTA, TALVEZ TEU CORAÇÃO SE COMOVA E CONSIGAS UM REAL ENCONTRO CONTIGO MESMO. QUEM SABE SEJAS CAPAZ NA NUDEZ DE TUA PRÓPRIA ALMA ALCANÇAR A TRANSCENDÊNCIA DE CADA UM DE NÓS. NINGUÉM ISSO TE GARANTO EU SOBE AOS CÉUS SEM ANTES PROVAR DAS CHAMAS ARDENTES DO INFERNO. AINDA QUE PARA ISSO TENHA QUE TRANSITAR POR INFINITAS VIDAS. EU SE ME SINTO PRONTO PARA O PARAÍSO NÃO SEI DIZER, PERMANEÇO COMO NUM PURGATÓRIO - SE NÃO PERCEBO ERRO EM MIM, O ENCONTRO NO OUTRO.
Jamais naqueles dias acreditei que sairia, não digo ileso, mas sim inteiro, de tudo aquilo. Corria-me nas veias de certo o sangue do sacrifício. Hoje sei que o que vivi foi como a oportunidade de fazer-me oferenda pela humanidade. Não que aquela realizada no passado na cruz por Cristo não fosse em si suficiente. Não de forma alguma não é isso. O que tento dizer é que assim como Cristo, você, eu, cada um de nós somos convocados ao sacrifício. Não seja eu capaz de dar minha vida pelo outro e tudo se perderá. Assim como quando no deserto, desprovido de água e alimento, em meio a serpentes e escorpiões, ainda assim sobrevivi - e isto porque encontrei fonte de água fresca e pão. Agora presta atenção numa coisa! Olha para dentro de ti próprio, sejas imparcial contigo mesmo, não temas reconhecer em ti tua maldade. Ao contrário permita que se dispa de seus vestidos a sua alma, e sei que contemplarás o deserto no qual estive. AS mesmas areias se apresentarão diante de ti, e o mesmo sol ardente te ofuscará. E então principiarás a compreender o quero te participar.